A Bíblia nos conta diversas histórias de pessoas que, apesar de terem começado "no caminho certo", no meio do caminho tiveram atitudes completamente contrárias ao que realmente buscavam em seu coração, contrárias ao propósito de Deus. Davi adulterou (II Samuel 11), Eliseu irritou-se com jovens (II Reis 4:23-24), Tomé precisou tocar em Jesus para crer (João 20:25). Jonas saiu da sua cidade com o coração disposto a pregar pelos ninivitas, mas no meio do caminho, o medo e o orgulho o fizeram ir pra outro destino (Jonas 1:3). Ester havia sido escolhida por Deus para ser a libertadora do seu povo, mas por temer pela sua própria vida, não queria entrar na presença do rei (Ester 4:13-14).
Portanto, podemos aprender dessa mensagem três principais pontos:
1) Como dito no começo do texto, que Deus conhece o nosso coração. Portanto, as nossas falhas e atitudes, mesmo sendo erradas e aparentemente irreversíveis, não interferem no que Deus vê em nós. Talvez havia um plano feito que você havia feito: uma mudança de atitude em um relacionamento, uma revolução na sua carreira profissional, tornar-se alguém mais próximo de Deus. E por algum motivo, suas ações ou pensamentos acabam contradizendo isso tudo, as pessoas ao seu redor duvidam das suas intenções e, em algumas ocasiões, você mesmo já duvida de sua capacidade de completar o seu objetivo. Mas Deus não duvida, Ele conhece a intenção real do seu primeiro passo e, se for sincera, Ele estará contigo até o fim.
2) Em algum ponto no meio do caminho podemos pensar em largar a caminhada, mas Deus colocará pessoas no caminho para nos lembrar do nosso propósito. Sempre haverá "a presença de Mardoqueu". Para Ester, Mardoqueu foi a pessoa usada por Deus para lembrar da importância de sua atuação e de lembrá-la de quem era o Deus que ela servia. Assim como Deus usa muitos amigos meus para serem "mardoqueus" na minha vida, talvez hoje eu seja o "mardoqueu" que Deus escolheu para, por intermédio desta mensagem, lembrá-los do Deus que vocês servem e da importância da sua perseverança. Mesmo que você ache que não há mais saída ou que o que você fez é imperdoável, estou aqui para lembrá-los que isto não é verdade. A única verdade é que Deus está contigo e estará até o fim. O que nos leva ao terceiro ponto.
3) O plano de Deus sempre se cumpre. Pedro queria chegar até Jesus quando começou a andar pelo mar e conseguiu. Ester salvou o povo de Israel, Jonas pregou ao povo de Nínive, Eliseu realizou o dobro de milagres que Elias (e o último foi após ter morrido), Davi foi o maior Rei de Israel e fez parte da linhagem de Jesus, Tomé queria apenas a convicção de que o Mestre estava vivo e a recebeu. Ele é fiel (Hebreus 10:23) e nos prometeu. Ele nos guarda (II Tessalonicenses 3:3) e cumprirá todas as coisas (Efésios 4:10).
Mesmo que no meio do caminho pareça que não terá mais força para ir em frente, ou parece que irá se afundar no mar, Ele estende a mão e nos levanta. Ele zela pela sua palavra e pelas nossas vidas.
Deus nos lembra hoje de que conhece as intenções do nosso coração e que sabe que somos capazes de irmos além e terminarmos a corrida e nossa carreira (II Timóteo 4:7). Mesmo que não tenhamos palavras, a vida de Deus dentro de nós clama por Ele. E Ele responde. Em nossos corações, a palavra de Deus nos renova todos os dias (Ii Coríntios 4:16). E mesmo que estamos em um ponto que parece que as nossas decisões nos levaram a um lugar sem saída, façamos como Paulo disse na carta aos Filipenses (3:13) - "mas uma coisa faço, e é que, deixando para trás o que passou e o que fiz, avanço para as coisas que estão adiante de mim."
Deus conhece a intenção do nosso primeiro passo, portanto nos esforcemos para que o próximo seja para mais perto dEle.
Por Junior Almança
http://hopeseeder.wordpress.com/